Resultados/Results

Últimos resultados/Last results: 26/10, 7h13

Tradutor

sábado, 26 de outubro de 2013

CERIMÔNIA E MARATONA MARCAM ÚLTIMO DIA DO MUNDIAL DE ATLETISMO MASTER

Trecho do percurso da maratona foi utilizado na marchaatlética neste sábado. Foto: Tiago da Silveira Garcia

O último dia do 20° Campeonato Mundial de Atletismo
 Master será marcado por provas e uma cerimônia de encerramento.


CETE: Neste domingo (27/10), o Centro Estadual de Treinamento Esportivo recebe as provas do Mundial a partir das oito horas. Durante a manhã as provas disputadas serão a final masculina, na categoria 50 anos, do pentatlo de arremesso, 2000 e 3000 metros com obstáculos. À tarde é a vez da prova de revezamento 4x100 e 4x400.

Às 14 horas será realizada a cerimônia de encerramento. Nela, o Presidente da Associação Brasileira de Atletismo Master (Abram), Francisco Hypólito da Silveira, irá entregar a bandeira da WMA para o representante da Delegação Francesa, Jean Thomas. Lyon, na França será a próxima cidade a receber o campeonato em 2015.

ESEF: A Escola de Educação Física da UFRGS terá provas apenas pela manhã. A partir das oito horas serão disputadas as finais masculinas, nas categorias de 60 e 65 anos, do pentatlo de arremesso.

ORLA DO GUAÍBA: A partir das sete horas da manhã, a orla do Guaíba (do Gasômetro até o antigo Timbuca) será o palco da Maratona e Meia Maratona. As duas provas tem largada e chegada na Avenida Edvaldo Pereira Paiva, na altura da pista de skate do Parque Marinha do Brasil. A maratona terá um trajeto de 42 quilômetros e contará com um total de 247 participantes (199 homens e 48 mulheres), de 35 a 85 anos. Já na meia maratona o trajeto é de 21 quilômetros e o número de participantes é 330 (235 homens e 95 mulheres), de 35 a 95 anos. Todos eles irão correr juntos, mas disputarão apenas com atletas do mesmo sexo e categoria.

Às oito horas também ocorrerá uma corrida destinada àqueles atletas master (acima dos 35 anos) que não necessariamente sejam filiados à alguma associação de atletismo, mas que pratiquem a corrida e se organizem em grupos de quatro ou oito pessoas. Esta é a Primeira Maratona Sesc Internacional Master por equipes. No caso dos quartetos, cada participante corre um percurso de 10,5 km. Já nos octetos, cada um percorre 5,25 km. Todos correrão juntos e a equipe campeã é determinada pelo somatório do tempo dos quatro ou oito corredores. Esta maratona já é considerada um legado para a cidade de Porto Alegre já que deverá ocorrer anualmente.

A partir das cinco horas da manhã, o trajeto que será utilizado nas provas será bloqueado para o trânsito. O percurso completo inclui a Avenida Edvaldo Pereira Paiva, Avenida Padre Cacique, Avenida Diário de Notícias, Avenida Guaíba e Rua Copacabana, até a esquina com a Rua Sargento Nicolau Dias de Farias. Este trajeto foi certificado no último mês de agosto pela Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF). Com isso, o trecho é considerado oficial para esse tipo de prova e permite a validação de marcas e recordes.

O vice-presidente do Mundial de Atletismo Master (WMA), Brian Keaveney, não poupou elogios à estrutura de Porto Alegre para receber as provas de rua – Maratona, Meia Maratona e Cross Country. Keaveney esteve na capital gaúcha por quatro vezes durante o período de preparação para o Mundial e disse ter adorado a orla do Guaíba e o Parque Marinha do Brasil, locais onde acontecem as competições. “Nós temos excelentes lugares para competição. A expectativa maior é com a maratona, ela vai ser linda. A orla do rio Guaíba é um lugar ótimo e vai ser uma festa”, diz o canadense.

Texto: Assessoria de Imprensa do Campeonato Mundial de Atletismo Master 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário