Resultados/Results

Últimos resultados/Last results: 26/10, 7h13

Tradutor

domingo, 27 de outubro de 2013

CUIDADOS COM O CORPO

Atletas entre 35 e 99 anos disputam o maior evento esportivo da história do Rio Grande do Sul, realizado em Porto Alegre. O Mundial Master de Atletismo 2013 oferece, além de um grande intercâmbio cultural, uma verdadeira aula de como se manter a forma em idades avançadas. Ao comentarem o assunto, atletas justificam na disciplina e na boa alimentação a sua capacidade de competir.

Cristine procura evitar lesões - Foto: Bruno Dietrich

A atleta Cristine Neher, bronze no arremesso de martelo de atletas entre 40 e 45 anos, explica que seu treinamento é feito com cuidado, para evitar lesões. No passado, ela teve uma ruptura no ligamento cruzado do joelho esquerdo, o que a afastou do esporte por um longo período. Nos oito meses de treinamento que dedicou ao Mundial, procurou treinar com responsabilidade, para que sua condição física não agravasse. Caso alguma lesão aconteça, entretanto, ela tem um segredo especial: um kit básico composto por gelo, Salonpas e anti-inflamatório. “Não saio sem meu material de socorro”, garante com uma risada. Além disso, durante a semana, ela mantém a forma com musculação, mas admite que há modalidades as quais o corpo não lhe permite competir. “Após o problema no joelho, não consigo fazer saltos, por exemplo”.

Olavo Reali, atleta vencedor da prata no arremesso de martelo de 40 a 44 anos, ressalta que o segredo de sua forma é comida balanceada de segunda a sexta para se permitir comer um churrasco no final da semana. “É uma questão de equilíbrio. Não me privo de nada e não abuso de nada”. Sua condição física é resultado de constante treinamento, todos os dias, buscando aprimorar as técnicas de lançamento e aperfeiçoar a potência de seu corpo. Olavo assinala, entretanto, não forçar seus limites, para evitar lesões.

Olavo não se priva de nenhum alimento - Foto: Gabriel Guidotti

O equilíbrio, entretanto, não é exclusividade de atletas até 50 anos. Elói da Luz, de 79 – vai fazer 80 em janeiro – explica que para chegar a essa idade com disponibilidade para correr, é preciso evitar comidas com gordura, assim como uma rotina bem definida de exercícios físicos. Além de uma dieta balanceada, procura melhorar a sua condição física. Todos os dias, caminha das 6h até as 10h, aumentando e reduzindo o ritmo. “É preciso adaptar o corpo a longas distâncias. Meu objetivo é correr a São Silvestre desse ano”, conclui.

Texto: Gabriel Guidotti, estudante de Jornalismo do IPA voluntário no WMA 2013.
Foto: Gabriel Guidotti e Bruno Dietrich 

Nenhum comentário:

Postar um comentário