Resultados/Results

Últimos resultados/Last results: 26/10, 7h13

Tradutor

sábado, 26 de outubro de 2013

VOLTA AO PASSADO, DE OLHO NO FUTURO



Com uma medalha de segundo lugar garantida, dona Tomico Saito, no alto dos seus 87 anos, está feliz por completar mais uma prova na sua carreira. Aguardando para assinar a participação na prova recém-concluída, ela se dispôs a conversar, sempre com entusiasmo e alegria.

Ela iniciou a vida de atleta aos 67 anos, depois da aposentadoria e de voltar da viagem ao Japão, para visitar os parentes. Com o incentivo da neta, começou a correr para passar o tempo. Gostou tanto que já viajou o mundo competindo. "Depois de aposentar, vamos fazer o que, não é?" brinca dona Tomico.

Nascida em Ibituba, São Paulo, em 1926, decidiu correr depois de passar dois anos na terra dos antepassados. Após a neta parar de correr, ao começar a faculdade, ela vem treinando sozinha, mas sempre com o apoio da família, que é bem grande, com seus três filhos, seis netos e três bisnetos.

Tomico percorreu o mundo disputando diversas provas, 400m, 800m, 1.500m e 10.000m, com medalhas conquistadas na África do Sul, Itália, Estados Unidos, Chile, Argentina e Brasil, incluindo o recorde mundial na Itália, quando tinha 80 anos. O WMA 2013 está sendo a última disputa da temporada.

Com treinos diários, de cerca de uma hora, mantém o ritmo e a intensidade para aguentar as provas. Depois de correr os 5.000m e 400m, ainda hoje participará dos 1.500m, e, com um sorriso no rosto, mostra que irá para ganhar mais uma medalha.

Texto e foto: Rafael Brito, estudante de Jornalismo do IPA voluntário no WMA 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário