Resultados/Results

Últimos resultados/Last results: 26/10, 7h13

Tradutor

sábado, 26 de outubro de 2013

É OURO BRASILEIRO, NO ARREMESSO DE PESO



Marcelo Zimny, 38 anos, paranaense, compete na modalidade de arremesso de peso há 11 anos e foi medalhista de ouro no 20º Campeonato Mundial de Atletismo Master, na última terça-feira (22) . Em entrevista exclusiva, Zimny, conta ao blog do WMA um pouco da sua trajetória até chegar ao ouro no mundial.

WMA - Como é a preparação até chegar a um campeonato mundial?

 Marcelo Zimny - Nada fácil! Os treinos são realizados em dois períodos divididos entre academia e a pista, onde acontecem diversos trabalhos, sempre cumprindo uma periodização.             

WMA - Quais os títulos que você considera mais relevantes em sua trajetória?

Marcelo Zimny - Entre vários, existem alguns que tiveram um sabor diferenciado, por motivos de alta rivalidade como: Pentacampeão Brasileiro Militar (Peso e Disco), Campeão dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Peso e Disco), Tetracampeão dos Jogos Regionais de São Paulo (Peso e Disco) e agora Campeão Mundial Master, minha primeira prova na categoria, e já conquistar o ouro, foi uma emoção ímpar.

WMA - Você é paranaense e atualmente vive em Florianópolis. Esta sua mudança  deve-se  ao atletismo?

Marcelo Zimny - Não, minha transferência a Floripa foi pela profissão. Mas foi na capital catarinense  que me motivaram a voltar a competir após quatro anos. 



WMA - Como é competir em um mundial master?

Marcelo Zimny - É muito maneiro! Ali você percebe que estão reunidos somente atletas que amam o esporte, pois a grande maioria não vivem dele e ainda gasta horrores para se manter nesse ambiente tão saudável. Legal também é perceber que ainda tenho muitos outros mundiais master para disputar, pois estou debutando na 1ª categoria.

WMA - Depois do ouro no WMA, quais os seus planos?

Marcelo Zimny - Se depender de mim, em 2014, quero ir para o Gran Prix na Argentina, o Sulamericano na Colômbia e mais as provas que tiverem por vir. Mas, para  tudo, dependo de patrocínio para amenizar as despesas.

WMA - O fato de ser militar estimulou a sua entrada para o atletismo?

Marcelo Zimny - Sim, a profissão exige atividade física diária.  Como nunca fui muito magro para correr, acabei descobrindo um potencial que possuía meio que na brincadeira, quando senti a vontade de me superar, por se tratar de um esporte individual. Vieram as primeiras conquistas, e me encantei pela modalidade.



WMA - Gostaria de fazer algum agradecimento?

Marcelo Zimny - Primeiro de tudo agradeço a Deus por me proporcionar essa vitória. À minha esposa Danielle que me ajudou e incentivou em diversos momentos difíceis e à Secretaria de Esportes da Prefeitura de São José (SC), que acreditou em meu potencial e me patrocinou para esse grande evento.

Texto e foto: Caroline Vanzella, voluntária do curso de Jornalismo do IPA no WMA 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário